Sódio, Toxinas e Gordura. Cuidado com Esse Trio!



Entenda como agem o sódio, as toxinas e a gordura no organismo e como eles empatam a dieta.

O que você vê na imagem acima? 

Uma menina segurando um prato de batatas-fritas, certo? Mas pela foto reparamos que esta menina está acima do peso, e talvez seja pela mesma causa que você também esteja. 

Você pode afirmar que não come batatas-fritas e muito menos nesta quantidade. No entanto, você pode estar consumindo alguns produtos que contenham os mesmos componentes nocivos à nossa saúde que as batatas-fritas possuem. 

E que componentes são estes? 

Acertou quem falou: Sódio, Toxinas e Gordura.

Esse trio pode prejudicar seu organismo muito mais do que você imagina. Sua dieta pode estar comprometida caso você esteja ingerindo algum alimento que contenha estes componentes.


Os perigos do Sódio

É comum associarmos o sódio ao sal, porém, cada vez mais alimentos variados contam com o ingrediente no preparo. Muitos pensam que o sódio está presente apenas no sal de cozinha. É errado pensar assim, visto que o sal de cozinha é apenas uma das variações do sódio. O mineral é usado para conservar os produtos que ficam muito tempo na prateleira, ou do mercado, ou da nossa casa. Por isso a substância está escondida em praticamente todos os alimentos industrializados, como congelados, salgadinhos, bolachas e biscoitos, acentuando os sabores.

- ATENÇÃO!

A quantidade necessária de sódio é menos de 2000mg, o equivalente a 5g de sal de cozinha. O número até parece ser pequeno, mas é o recomendado para o funcionamento do metabolismo. Apesar de ser essencial para o auxílio do transporte e da absorção de vitaminas e minerais, em excesso, o sódio é prejudicial. Alguns nutricionistas afirmam que ele pode desregular o equilíbrio nutricional, ocorrendo o aumento de pressão arterial e ainda elevar o risco de doenças cardíacas.

- INCHAÇO

O inchaço corporal acontece devido ao desequilíbrio do sódio no organismo. Por exemplo, quando consumimos sódio em excesso, nosso organismo tenta diluir essa quantidade, o que gera mais água dentro dos vasos sanguíneos. A sensação de aumento de pesos e medidas, além de dores na nuca, cabeça e aumento de pressão é devido ao consumo de sódio em excesso.

- E OS ALIMENTOS?

Se consumido dentro de uma rotina saudável, em uma proporção equilibrada, o sódio não vai reter líquidos, não afetará a saúde e nem proporcionará sensação de inchaço. O sal é o alimento que tem em sua composição a maior quantidade de sódio na natureza, por isso é necessário usá-lo com atenção.

- COMO DRIBLAR O SÓDIO?

- Fuja de produtos industrializados
- Evite temperos prontos; prefira cebolinha, alho, salsinha e cebola para preparar os pratos
- No churrasco, use menos sal grosso: invista em tomilho e endro
- Não deixe o saleiro em cima da mesa durante as refeições


Cuidado com as Toxinas

Você sabe dizer se o seu organismo está ou não intoxicado? Os sintomas variam muito, mas em geral se manifestam da seguinte forma: ausência de fome ao acordar, náuseas, dores de cabeça, sono agitado, sono excessivo após o almoço, fadiga constante, distensão abdominal e prisão de ventre. Caso tenha mais de um desses sintomas, fique alerta para as próximas informações!

- OS DANOS À SAÚDE

Uma das definições para toxina é: entidade química capaz de causar dano a um sistema biológico, alterando seriamente uma função ou levando-o a morte, sob certas condições de exposição. Essa definição explica o que as toxinas podem causar no nosso organismo: prejudicam o sistema reprodutor, reduzem a atividade tireoidiana - ou seja, afeta o metabolismo e o funcionamento de quase todos os sistemas e funções dos órgãos - causam danos neurológicos e hepáticos.

- OS VILÕES

O próprio organismo produz substâncias tóxicas que, geralmente, são eliminadas pelo fígado. Porém, alguns alimentos possuem propriedades que agravam a intoxicação do corpo como corantes, conservantes, acidulantes, aromatizantes e estabilizantes, presentes nos produtos industrializados. Outra substância com a qual é preciso tomar cuidado é o glutamato mosossódico, contido em temperos prontos, salgadinhos e alimentos congelados. Esse ingrediente é capaz de causar danos ao fígado, crises de enxaqueca, déficit de atenção, distúrbios do sono, perda de memória e problemas de aprendizado. 

- PARA DESINTOXICAR

Você certamente já ouviu falar em dieta detox! ela tem o objetivo de eliminar ou reduzir as substâncias tóxicas do corpo (corantes, conservantes, adoçantes, bebidas alcoólicas e alimentos alergênicos como açúcar, farinha branca, gordura trans e laticínios). Uma alimentação de caráter desintoxicante, com a inclusão de sucos verdes, saladas, chás e redução de industrializados pode ser incorporada no dia a dia das pessoas em geral.  Esse hábito, além de favorecer a saúde, favorece a perda do peso e redução da barriga.

- COMO DRIBLAR AS TOXINAS?

- Evite alimentos industrializados de forma geral: sucos prontos, refrigerante, embutidos, gelatinas, bolachas recheadas e salgadinhos
- Não use recipientes de alumínio ou plástico para preparar os pratos pois, em contato com alimentos quentes, liberam alumínio e bisfenol A, substâncias tóxicas para o organismo


As duas faces da Gordura

Para quem está em dieta, a palavra chega a dar calafrios. Mas a gordura, ao contrário do que muita gente pensa, pode ser associada a uma vida saudável, tanto em relação à boa forma do corpo quanto à alimentação adequada.A gordura é um nutriente necessário para o bom funcionamento do organismo, para a produção de hormônios, absorção de vitaminas e fazem parte da constituição de células e do cérebro. Porém, não vá pensando que a gordurinha localizada e as frituras também são sinônimos de saúde. Em excesso, essa substância pode causar graves danos ao corpo e ao organismo.

- O LADO MALIGNO DAS GORDURAS

O consumo exagerado, principalmente das insaturadas - encontradas no leite integral e na carne vermelha e que concentram mais substâncias nocivas - e da trans, são capazes de desencadear o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática), que impede a atividade adequada do órgão, favorecendo a formação de placas nas artérias (ateromatose), diminuindo o fluxo sanguíneo  e trazendo o risco de doenças isquêmicas como AVC. Além disso, as gorduras podem desencadear a obesidade, alguns tipos de câncer e a síndrome metabólica - caracterizada por fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes.

- FIQUE LONGE DAS MASSAS

As massas também representam perigo, apesar de não concentrarem gorduras nocivas em sua composição. Os carboidratos, em geral, por provocarem um pico de insulina no corpo, fazem com que a gordura seja acumulada com maior facilidade, principalmente se foram carboidratos refinados, como arroz, pães brancos, massas etc. Comidas açucaradas também têm ação parecida no organismo, levando à temida gordura localizada e ações inflamatórias.

- COMO DRIBLAR A GORDURA RUIM

- Fuja de alimentos industrializados que contenham gordura trans, como bolacha recheada e salgadinhos
- Evite o consumo de doces e invista em carboidratos complexos, como alimentos feitos com farinha integral
- Pratique exercícios regularmente para ajudar o corpo a eliminar excessos
- A quantidade de gordura recomendada por dia é de 20 a 25% do valor calórico diário, dando preferência às insaturadas (encontrada em vegetais, peixes, azeite...)

__________________________

:: Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais! 
Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário