5 Motivos para Não Abandonar o Alongamento




Sabia que pouco a pouco seu corpo vai se modificando sem você perceber, e por conta disso a sua postura pode não ser mais a mesma de 1 ano atrás?

A sensação que temos é que estamos encolhendo. Quando medimos a altura perdemos alguns centímetros… 

E isso de fato acontece. Seus movimentos não tem a mesma amplitude, e essa dificuldade pode mostrar-se até na hora de se vestir e de realizar atividades normais do seu dia a dia. Nos sentimos 'entrevados'. E por que isso acontece? É simples, a sua flexibilidade está diminuindo.

Por que estou perdendo minha Flexibilidade?

Sedentarismo, estresse emocional, certos tipos de doenças, acidentes pessoais e algumas atividades que são realizadas no trabalho são algumas das causas para essa perda, que pode trazer consequências negativas para seu corpo como encurtamento e enfraquecimento muscular, alterações anormais na postura, uma série de dores e um extremo desconforto. 

Um dos principais locais afetados pela perda da flexibilidade se encontra na região lombar, que ocorre por um encurtamento na musculatura das costas e dos músculos posteriores da coxa, associado à uma musculatura abdominal fraca. Também a perda de flexibilidade aumenta a propensão para o desenvolvimento de problemas nos ossos e músculos. 

E como evitar tantos prejuízos com a perda flexibilidade? Alongando o que está encurtado!

E por que alongar?

Por mais que tenham saído um pouco de moda, os alongamentos nunca perderam sua utilidade, que basicamente tem como benefício o aumento da flexibilidade muscular, aumentando de forma considerável a amplitude dos movimentos que você realiza através do seu corpo.

E não acaba por aí. As consequências provocadas no corpo vão além disso, mas infelizmente algumas pessoas simplesmente decidiram abandonar os alongamentos da sua rotina de treinos, e muitos são os casos de lesões geradas pela ausência desse tipo de exercício.

Quanto mais alongado for um músculo, maior será a movimentação da articulação que comanda aquele músculo, e consequentemente maior a sua flexibilidade. Os alongamentos conseguem esse resultado porque aumentam a temperatura da musculatura e produzem pequenas distensões na camada de tecido que revestem os músculos.

E é por isso que não podemos jamais deixar de incluí-los na nossa rotina de exercícios que você realiza no seu dia a dia. Por isso irei listar os 5 principais motivos para você não deixar os alongamentos de lado:

1 – Desenvolvimento e manutenção do nível de flexibilidade

Os alongamentos aumentam a flexibilidade muscular, pois provocam o estiramento das fibras musculares, aumentando assim seu comprimento e provocando um aumento na amplitude de movimento de uma determinada articulação. Com isso você vai passar a movimentar suas articulações com mais liberdade, sem dor e com maior amplitude de movimento, deixando os movimentos mais soltos e leves.

2 – Ampliação da consciência corporal e do controle da respiração

Os alongamentos proporcionam uma maior consciência corporal. Além disso, o cuidado com a respiração é extremamente importante. Durante o alongamento, deve-se respirar profundamente, pois isso aumenta o relaxamento muscular. E é ela que dá ritmo ao exercício, por isso deve ser lenta e profunda.

3 - Redução dos encurtamentos musculares decorrentes da falta de movimento e do estresse emocional

Como visto anteriormente, os alongamentos aumentam a flexibilidade muscular, estirando e aumentando o tamanho das fibras musculares. Para pessoas que possuem um estilo de vida sedentário, os alongamentos podem ajudar na diminuição do encurtamento daqueles músculos que você sente mais encurtados e daquelas regiões que mais sofrem com as posturas adotadas ao longo do dia, ou até mesmo naqueles locais mais atingidos pelo estresse emocional.

4 – Diminuição das dores musculares

Os exercícios de alongamento relaxam as fibras musculares e aumentam a circulação sanguínea na região que está sendo alongada, levando mais oxigênio até a área e diminuindo consequentemente as dores. O aumento da temperatura local também contribui para a diminuição da dor, pois da mesma forma ajuda na ativação da circulação sanguínea na região, que diminui a concentração de substâncias inflamatórias ligadas aos mecanismos que provocam a dor. Lembrando que as regiões do corpo mais atingidas pelas dores são pescoço, peito, costas e região lombar.

5 – Correção e prevenção de problemas posturais

Por meio do alongamento você diminui os incômodos provenientes da falta de flexibilidade e aprende a movimentar-se com a postura mais correta. Os exercícios de alongamento são constituídos de habilidades de estabilização, pelas quais são desenvolvidas a flexibilidade, o ajuste postural e a consciência corporal.

Como alongar corretamente?

Pela facilidade de execução, os alongamentos podem realizados a qualquer momento, sempre que sentir vontade, e com certeza irão trazer relaxamento para o corpo e para a mente. São compostos por métodos de treinamento utilizados para a melhora da flexibilidade, e alguns passos devem ser seguidos para uma boa execução.

Primeiramente, alguns itens básicos devem ser adotados na hora de realizar sua sessão de alongamentos. A escolha do músculo, a posição que deve ser feita para a realização do exercício, o controle da inspiração, a execução do movimento sendo feita de forma lenta, a expiração suave e à volta a posição inicial compõe um ciclo básico que deve ser seguido a cada exercício de alongamento que você executar.

Outras dicas também são válidas na hora de começar sua sessão de alongamentos:

 • Escolha uma superfície suave; 
 • Use roupas confortáveis;
 • Faça um aquecimento antes de iniciar os exercícios: pode ser caminhada, ou uma combinação de movimentos globais de braços e pernas;
 • Alongue até o ponto de sentir a sensação de 'início de dor';
 • Mantenha a posição de alongamento entre 10 e 20 segundos. Não é necessário permanecer por mais que 30 segundos;
 • Inspire o ar pelo nariz e solte pela boca, suavemente e sem bloqueios;
 • Não balance enquanto estiver alongando;
 • Cada músculo deve ser alongado de 3 a 5 vezes por semana;
 • Dê prioridade aos músculos que sentir mais encurtados. Aulas específicas de outras modalidades, como Pilates, Power Yoga e RPG são outras dicas excelentes para manter os músculos bem alongados e as articulações com boa mobilidade, que vão contribuir para você se movimentar com mais liberdade e ter uma postura mais correta.

Alongamentos básicos para cada região

Pescoço: Músculos do pescoço encurtados e tensos provocam alterações posturais, desconforto e dor.

 Flexione o pescoço para o lado direito da mão, inspirar e expirar. Repita para o outro 

 Flexione o pescoço para frente com a ajuda das mãos. Inspirar e expirar.


Peito e costas: Músculos do peito e das costas encurtados e tensos provocam alterações posturais, desconforto e dor.

Em pé, coluna reta, inspire. Estenda os braços atrás cruzando os dedos e na sequência expire.

Sentado, pernas afastadas, flexione o tronco à frente com os braços estendidos e relaxados. Inspire e expire.



Alongamento para a Região lombar: Músculos da região lombar encurtados e tensos provocam alterações posturais, desconforto e dor.


Deitado, trazer os 2 joelhos junto ao peito. Manter durante 20 segundos. Repetir 3 vezes.

Ajoelhado, com os braços estendidos à frente, inspire. Aproxime os glúteos dos calcanhares, alongando os músculos da região lombar. Expire.

__________________________

:: Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais! 
Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário