3 Esportes Pouco Conhecidos que os Brasileiros Adorariam Praticar

Em um país acostumado a respirar futebol, com algumas aparições tímidas de outros esportes – como o vôlei e o basquete por exemplo, os brasileiros perdem muitas vezes a chance de praticarem outros esportes que são tão empolgantes quanto o futebol, e que fazem sucesso absoluto em seus países de origem.

Mas felizmente esse quadro vem mudando rapidamente, e esses esportes até então pouco conhecidos ou até mesmo desconhecidos estão caindo no gosto de muitas pessoas que preenchem seu tempo livre com alguma atividade de lazer, e estão se tornando adeptos destes novos esportes (isso aqui no Brasil, pois alguns já tem séculos de existência), tirando o futebol da hegemonia absoluta na escolha dos brasileiros.

É claro que alguns outros esportes que já são bem conhecidos no país estão ganhando cada vez mais força - o vôlei por exemplo, é muito bem representado nas competições internacionais, e também tem um grande número de adeptos em parques e praias espalhadas por todo o país, inclusive com uma pequena adaptação que caiu no gosto dos frequentadores desses locais -  o futevôlei, uma variação do vôlei de praia, onde tudo pode tocar a bola, menos a mão e os braços, difundiu-se até mesmo para fora do Brasil.

Já o adormecido basquete também ganhou uma nova cara com o Novo Basquete Brasil (NBB), e também motivou muita gente que não tem intenção de virar atleta a lotar diversas quadras espalhadas por todo o país.

Mas com certeza o grande fenômeno não vem dos campos, mas das ruas – o aumento impressionante no número de adeptos das corridas de rua impressionou até mesmo os organizadores das provas. O aumento no número de praticantes de 2009 a 2014 em todo o Brasil foi de 40%. Alguns dados mencionam cerca de 4,5 milhões de corredores espalhados em todos o país.

O surgimento dos esportes ocultos

Mas apesar destes esportes já conhecidos estarem cada vez mais caindo no gosto dos brasileiros, há espaço ainda para aqueles que até então eram desconhecidos – ou ocultos, de forma que a variedade de opções aumenta ainda mais a busca da população por essas modalidades, que possui consequências também ocultas – a melhora do bem-estar físico e da saúde dessas pessoas.

Com o advento da internet e a facilidade para buscar informações de outros países, muitos internautas descobriram modalidades praticadas nesses países e decidiram trazer algumas delas para o Brasil, talvez com alguma adaptação, mas sem perder o sentido do jogo. E a ação acabou dando certo, tanto que o número de praticantes só aumenta a cada ano.

Diversas são as modalidades, mas vamos citar nesse post as 3 mais procuradas atualmente, comentando brevemente como funciona cada uma, dessa forma você poderá escolher a que mais gosta e começar a praticar hoje mesmo!

 - Rugby



O rugby foi criado a partir de uma confusão criada em jogo de futebol disputado na Inglaterra no século XIX – em um dos lances, um dos jogadores pegou a bola com as mãos e saiu correndo até a área adversária e arremessou a bola dentro do gol, e assim ficou a regra básica do jogo.

O rugby é um esporte de muito contato físico, portanto muitos não recomendam para crianças, por medo de que possam se lesionar. De qualquer forma, um preconceito muito forte foi gerado em cima do esporte, sendo tratado como violento por muitas pessoas. Mas o jogo tem regras, e trabalha várias aptidões físicas do ser humano, como por exemplo força, resistência e agilidade.

O jogo consiste na disputa entre duas equipes, cada uma com 15 jogadores, que disputam uma partida com dois tempos de 40 minutos. O time que detém a posse da bola tem que atravessar o campo do adversário afim de marcar pontos, da mesma forma, a equipe adversária deverá tentar roubar a bola da equipe com a posse de bola para que também venha a marcar pontos. Vence a equipe que terminar a partida com o maior número de pontos.

- Badminton



O badminton surgiu na Índia em 1870 com o nome de ‘poona’. Os oficiais ingleses que colonizavam o país na época gostaram da ideia, e a levaram para a Europa. O nome atual foi adquirido após a nova versão do jogo ser disputada na propriedade de Badminton, em Gloucestershire, na Inglaterra.  

O esporte é uma variação do tênis e vôlei de praia, mas aqui se utiliza uma raquete semelhante à usada no tênis, juntamente com uma peteca (no lugar da bola), que pode atingir velocidades de até 400 km/h. E apesar da velocidade impressionante adquirida pela peteca, ela possui apenas 16 penas de ganso, e pesa apenas 6 gramas. O esporte pode ser praticado de forma individual ou em dupla.

- Tchoukball 



Criado na década de 70 na intenção de promover a paz entre as equipes por não haver contato físico entre os participantes do jogo, o Tchoukball nasceu das reflexões do doutor Hermann Brandt, que constatou que havia um grande número de lesões em atletas que praticavam alguns tipos de esporte.

Isso porque considerava que essas lesões ou traumas eram decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia dos indivíduos ou por conta da alta ocorrência de agressões durante o jogo.

O tchoukball é composto por uma variação de pelota basca, handebol e futebol. É um esporte de equipe que é jogado com uma bola e duas superfícies de remissão (quadros), onde qualquer forma de agressão corporal entre os adversários é completamente inexistente.

Duas equipes, com 9 jogadores cada, jogam em um campo com dimensões de 40x20 metros, onde os dois quadros podem ser usados para efeitos de finalização pelas duas equipes, sendo cercados por uma área frontal em forma de um meio círculo com 3 metros de raio. 


Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário